Charmosa, aconchegante, acolhedora… Assim é Santo Antônio do Leite, um pequeno distrito de Ouro Preto, que fica localizado a apenas 25 km da cidade histórica, e a 78 km de Belo Horizonte, e seu acesso é pelo distrito de Cachoeira do Campo.
O povoado surgiu antes de 1822, quando exploradores foram para a região em busca de prata que era encontrada em abundância na região. O distrito tem uma população estimada em 1.705 pessoas, segundo censo do IBGE 2010.
Santo Antônio do Leite abriga cenários naturais e exuberantes além de conservar todo o charme e a tranquilidade de vida do interior de Minas Gerais, proporcionando aos seus moradores e visitantes o sossego necessário para descansar da cidade e conectar-se com o que a natureza tem de melhor.
ARTESANATO DE PRATA
Reconhecida pelo seu rico artesanato em prata, o trabalho é desenvolvido em ateliers espalhados pelos bairros do distrito, e tem como principal cliente o mercado europeu.
Aos finais de semana os artesãos se reúnem na Feirinha de Artesanato de Santo Antônio do Leite, onde se concentram também turistas de toda a região.
CLIMA AMENO
Localizado à uma altitude que ultrapassa os 1000 metros acima do nível do mar em alguns pontos do distrito, o clima na região é ameno durante todo o ano.
Por esse motivo, Santo Antônio do Leite se destaca no setor de ecoturismo, estimulando a visitação em suas atrações naturais, e conta com hotéis-fazendas e pousadas que recebem turistas de todo o país e exterior.
Ruas de pedra, casarões, fazendas e o acolhimento das cidades bucólicas de Minas, com seus encantos e charmes únicos, que preservam em seus moradores o jeito simples e pacato do interior mineiro.
CURIOSIDADES SOBRE SANTO ANTÔNIO DO LEITE
O distrito foi onde nasceu Honório Esteves, um dos maiores nomes da pintura mineira oitocentistas. O visitante pode conhecer sua obra ao visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio.
Segundo os moradores do distrito, o nome se dá à junção do padroeiro do vilarejo, Santo Antônio, com o leite que era encontrado em fartura pelos tropeiros que passavam pela região e paravam para se alimentar e descansar.
Vale a pena conhecer e se encantar com Santo Antônio do Leite.