Conheça Santo Antônio do Leite

Conheça Santo Antônio do Leite

Charmosa, aconchegante, acolhedora… Assim é Santo Antônio do Leite, um pequeno distrito de Ouro Preto, que fica localizado a apenas 25 km da cidade histórica, e a 78 km de Belo Horizonte, e seu acesso é pelo distrito de Cachoeira do Campo.

O povoado surgiu antes de 1822, quando exploradores foram para a região em busca de prata que era encontrada em abundância na região. O distrito tem uma população estimada em 1.705 pessoas, segundo censo do IBGE 2010.

Santo Antônio do Leite abriga cenários naturais e exuberantes além de conservar todo o charme e a tranquilidade de vida do interior de Minas Gerais, proporcionando aos seus moradores e visitantes o sossego necessário para descansar da cidade e conectar-se com o que a natureza tem de melhor.

ARTESANATO DE PRATA

Reconhecida pelo seu rico artesanato em prata, o trabalho é desenvolvido em ateliers espalhados pelos bairros do distrito, e tem como principal cliente o mercado europeu.

Aos finais de semana os artesãos se reúnem na Feirinha de Artesanato de Santo Antônio do Leite, onde se concentram também turistas de toda a região.

CLIMA AMENO

Localizado à uma altitude que ultrapassa os 1000 metros acima do nível do mar em alguns pontos do distrito, o clima na região é ameno durante todo o ano.

Por esse motivo, Santo Antônio do Leite se destaca no setor de ecoturismo, estimulando a visitação em suas atrações naturais, e conta com hotéis-fazendas e pousadas que recebem turistas de todo o país e exterior.

Ruas de pedra, casarões, fazendas e o acolhimento das cidades bucólicas de Minas, com seus encantos e charmes únicos, que preservam em seus moradores o jeito simples e pacato do interior mineiro.

CURIOSIDADES SOBRE SANTO ANTÔNIO DO LEITE

O distrito foi onde nasceu Honório Esteves, um dos maiores nomes da pintura mineira oitocentistas. O visitante pode conhecer sua obra ao visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio.

Segundo os moradores do distrito, o nome se dá à junção do padroeiro do vilarejo, Santo Antônio, com o leite que era encontrado em fartura pelos tropeiros que passavam pela região e paravam para se alimentar e descansar.

Vale a pena conhecer e se encantar com Santo Antônio do Leite.

Este post tem um comentário

  1. Mr WordPress

    Olá, isto é um comentário.
    Para apagar um comentário, faça login e visualize os comentários do post. Lá, você terá a opção de editar ou apagar o comentário.

Deixe uma resposta